Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Augusto Vieira apresenta Projeto de Lei que torna de Utilidade Pública a Liga das Quadrilhas Juninas de Manicoré

por Gabriel Caetano publicado 16/03/2019 11h50, última modificação 16/03/2019 11h57

Vereador Presidente Augusto Vieira (foto: Fabrício Lima)

Apesar de ser uma dança de origem francesa, foram nas diversas regiões do Brasil que as Quadrilhas Juninas adquiriram o caráter de cultura popular. Em Manicoré, a dança vem acompanhada com vários outros símbolos característicos da festa junina, como os tradicionais Forrós de Rua e a culinária. Para valorizar essa tradição, o vereador presidente Augusto Vieira (PSD) apresentou na sessão ordinária da ultima terça-feira (12) o Projeto de Lei (PL) 001/2019 tornando de Utilidade Pública a Liga das Quadrilhas Juninas, beneficiando mais de 1 mil pessoas.

O presidente entende a importância desse projeto para preservar a tradição que está enraizada na cultura de nosso povo, “o motivo que me traz hoje aqui nessa Tribuna é para apresentar um projeto de Lei de minha autoria. Mas depois de ouvir aqui vários problemas que tem o município, o vereador Presidente vem aqui apresentar legalização das quadrilhas? Porque isso? Vou fazer uma pequena explanação. A Liga das Quadrilhas possui 7 agremiações que são os Gráficos na Roça, os caipiras na Roça, Juventude Unida de Mazarelo, Juventude na Roça de São Sebastião, Juventude Unida de Auxiliadora e a Quadrilha folclórica junina do Andaraí e Santo Antônio. Então por que isso senhores vereadores, nós precisamos tornar-se de Utilidade Pública as quadrilhas para que possam angariar recursos e não ficar mais na dependência do executivo Municipal mendigando recurso para realizar um festival”, defendeu Augusto.

As Quadrilhas Juninas são consideradas expressões de identidade manicoreense, “nós precisamos dar tributos as quadrilhas para que elas possam se desenvolver e a maneira legal é tornar-se de Utilidade Pública a Liga”, destacou Augusto.

Associados à dança, o presidente acredita que as festividades juninas ocupam muito os jovens tirando-os de bares, esquinas e principalmente das drogas e da marginalidade.

O presidente Augusto espera que depois de avaliado nas comissões e no Plenário possa ver esse projeto sendo colocado em prática em Manicoré e deverá beneficiar mais de 1 mil pessoas.

Festival

Há mais de 30 anos, Manicoré tem como tradição a disputa de Quadrilhas Juninas, realizada no parque de Exposição pela Prefeitura em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas de Manicoré, que tem premiação em dinheiro, são avaliados itens como: coreografia, figurinos, repertório musical e etc.

Pesquise e confira os Vídeos, Áudios e o resumo da sessão em https://sapl.manicore.am.leg.br/sessao/18

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores todas as segundas e terças-feiras a partir das 08:00 (oito) horas (da manhã), e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br e na fan page www.facebook.com/camarademanicoreoficial e ouvir ao vivo pela web rádio www.manicore.am.leg.br/radio e assistir pelo canal da Câmara no Youtube www.manicore.am.leg.br/tv