Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Grupo de Jovens usam Tribuna Livre da Câmara para destacar ações religiosas em Manicoré

Grupo de Jovens usam Tribuna Livre da Câmara para destacar ações religiosas em Manicoré

por Gabriel Caetano publicado 27/02/2019 19h25, última modificação 27/02/2019 19h41
Grupo de Jovens usam Tribuna Livre da Câmara para destacar ações religiosas em Manicoré

coordenador Manoel Moreira

Os vereadores de Manicoré concederam o uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da última segunda-feira (25) ao coordenador do Grupo, Juventude Mensageira do Amor de Cisto (Jumac), Manoel Moreira da Glória que expôs algumas dificuldades e um breve relatório das atividades religiosas que a Jumac realiza em 16 comunidades da zona rural de Manicoré.

“O grupo foi criado em 1986 em reunião com pequenos grupos de jovens das comunidades de Nazaré, Santa Ana, Barreira, Terra Preta e São Francisco, e juntos formavam várias atividades de lazer e religião para atrair os seguidores desse grupo, que em coletiva deram o nome Jocap, que significava Juventude Organizada do Capanazinho. Com o decorrer do tempo, o grupo foi atraindo seguidores de outras comunidades vizinhas, como Ilha de Onça, Cabana Grande, Água Azul e Democracia, logo o grupo foi ficando fortalecido e assessorado pelo saudoso Padre José Salgues, e em 1997 o grupo ganhou outra sigla, mas de lá para cá, o grupo vem caminhando com muita dificuldade”, destacou Manoel.

tribunalivre3

A formação é uma das principais correntes, “o grupo já formou líderes comunitários de igreja, catequistas, pregadores da palavra, coordenadores de grupo de jovens e entre outras. Nos eventos realizados pela Jumac, os jovens encontram inspiração, buscam conhecimento, novas amizades e fortalecimento espiritual. O jovem passa a encarar as dificuldades, possibilitando o crescimento de uma sociedade melhor e consciente”, disse o Coordenador.

As dificuldades que o grupo enfrenta é muito grande, “estamos contando um pouquinho de nossa história, queremos que todo se sensibilizasse com a nossa rica luta de trabalho religioso e formativo pelas comunidades rurais, enfrentando grandes dificuldades financeiras para conseguir comprar os nossos materiais de trabalho”, relatou Manoel.

Os vereadores parabenizaram a iniciativa do grupo em desenvolver trabalho voluntário e indagaram se a Jumac possui Pessoa Jurídica (CNPJ), para um eventual convênio entre a prefeitura, mas o coordenador afirmou que ainda estão no processo de criação do CNPJ do grupo.

tribunalivrepresidente

O próximo passo será a legalização do grupo, o presidente da Câmara, vereador Augusto Vieira disse que não é competência do Poder Legislativo dar assistência social, mas dará apoio necessário para que a Jumac consiga a legalização através dos órgãos competentes do Poder Executivo.

tribunalivre2

Tribuna Livre é um espaço destinado à participação dos munícipes, organizados em movimentos ou entidades constituídas, para apresentar temas de interesse geral ou coletivo, que devam ser levados ao conhecimento dos vereadores e vereadoras.

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores todas as segundas e terças-feiras a partir das 08:00 (oito) horas (da manhã), e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br e na fan page www.facebook.com/camarademanicoreoficial e ouvir ao vivo pela web rádio www.manicore.am.leg.br/radio e assistir pelo canal da Câmara no Youtube www.manicore.am.leg.br/tv

Assessoria de Imprensa, com informações da ADS

gabrieljornalistaam@hotmail.com

(97) 99903-3532

error while rendering plone.comments