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Terminal hidroviário desativado causa prejuízos à população de Manicoré

por Gabriel Caetano publicado 15/03/2019 17h55, última modificação 15/03/2019 20h02

O vereador Yuri Reis (PSD), esteve realizando uma visita ao terminal hidroviário Waldomiro Gomes, que foi, inclusive, solicitado pelo deputado federal Sidney Leite, a realizar levantamento de informações da obra paralisada e cobrar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em Brasília o retorno das atividades portuárias. 

 

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O terminal hidroviário é Fruto de convênio firmado entre Dnit e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a obra custou 10,7 milhões, mesmo antes da sua inauguração, o terminal apresentou diversos problemas, sendo adiada várias vezes a sua inauguração. Hoje o terminal encontra-se desativado a mais de um ano, causando prejuízos à população.

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Yuri esteve no local e verificou a existência de uma cratera abaixo da rampa de concreto que dá acesso ao local de desembarque de passageiros e cargas. A cratera pode ter se formado pela má drenagem da água, segundo informações, há pequenas nascentes na rampa do terminal. A estrutura metálica teve que ser removida e encontra-se em cima da balsa do terminal para a construção de dois pilares de concreto.

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O parlamentar apresentou as fotos do terminal hidroviário na sessão ordinária da última terça-feira (12) e disse que fará um manifesto assinado por todos os vereadores e encaminhar ao Dnit.

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Porto Antigo

Com a interdição do terminal hidroviário Waldomiro Gomes, todo serviço de embarque e desembarque de passageiros e cargas foram transferidas para o Antigo Porto, localizado na praça da Bandeira. Devido a rampa de concreto ter uma inclinação muito acentuada, carros e caminhões estacionam na ladeira e ficam à mercê da sorte, diversas vezes caminhões e carros desgovernados se envolveram em acidentes, em um desses, uma mulher foi esmagada por um caminhão desgovernado.

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Prejuízos

A ideia do novo terminal portuário com o advento do fim da precariedade do Antigo Porto, facilitaria o desembarque de materiais consumidos e o escoamento da produção agrícola da zona rural, fazendo de Manicoré a ‘ponte portuária’ de suas mercadorias entre as capitais Manaus e Porto Velho, que são os maiores consumidores da produção local, principalmente de hortifrutigranjeiros e frios.

Estrutura

O terminal hidroviário é composto de uma ponte em estrutura metálica com 20 metros de comprimento; duas pontes metálicas com 45 metros cada uma, construídas em chapas de aço carbono com passarelas para pedestres, sendo que delas com flap móvel para acompanhar a subida e a descida do rio. Entre as duas pontes principais foi construído um flutuante de apoio com seção retangular medindo 19 metros de comprimento por 6m de boca e 2m de pontal, além de dois blocos de apoio de concreto entre a ponte e uma passarela.

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Recursos

A execução das obras de reforma em toda estrutura para a retomada das atividades do terminal Waldomiro Gomes, tiveram início no dia 10 de dezembro de 2018 e seu termino está marcado até o dia 4 de dezembro de 2019, e está orçada em quase 9 milhões.

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Pesquise e confira os Vídeos, Áudios e o resumo da sessão em https://sapl.manicore.am.leg.br/sessao/18

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