Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Vereadores de Manicoré participam de mobilização em favor da BR 319 e da reabertura da BR 174 que liga Manicoré ao Restante do País

por Gabriel Caetano publicado 12/11/2015 15h55, última modificação 12/11/2015 15h54

A expedição de parlamentares do Amazonas, Rondônia e Roraima estiveram percorrendo a BR 319 de Humaitá em direção a Manaus fiscalizando o trecho em obras, durante o trajeto a comitiva encontrou na entrada da BR 174 que dá acesso ao distrito de Democracia em Manicoré uma Manifestação Popular encabeçada pelo vereador Mário Rui Lacerda (Junhão) (PMDB) com apoio do Presidente da Câmara, Vereador Roberval Neves (PSD), juntamente com a população saiu de Manicoré até Distrito de Democracia em seguida percorreram 86 km até o entroncamento da BR 174 com a BR 319 e entregaram reivindicações e abaixo assinado a favor da BR 319 aos senadores.

As alegações levantadas pelo Ibama para a paralisação das obras de manutenção da BR-319 (Manaus-Boa Vista) no chamado trecho do meio, realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), não são reais. Diligência da Comissão de Infraestrutura do Senado percorreu a estrada e não constatou assoreamento de igarapés, desmatamentos ou qualquer outro dano ambiental apontado pelo órgão.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) oficializou nesta semana a suspensão do embargo das obras na BR-319, que liga Manaus, no Amazonas a Porto Velho, em Rondônia. A retomada dos trabalhos de manutenção do trecho central da rodovia dependem de uma decisão judicial. A estrada pode ser uma alternativa de rota para os roraimenses viajarem para o restante do país.

As obras haviam sido embargadas pelo Ibama e suspensas pela Justiça por meio de liminar, pois os danos ambientais causados podem aumentar o desmatamento na Região Amazônica, além da ocupação ilegal de terras e a poluição em Manaus, segundo pesquisadores.

Na quarta-feira (4), o Ibama informou que atenderia o pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para retomar a manutenção do trecho central da BR-319 entre os kms 250 e 655, mas ainda faltava o documento oficializando essa decisão.
O órgão enviou para o Dnit um ofício em que autoriza a retomada dos trabalhos na BR, mas o retorno das atividades ainda depende de autorização da Justiça Federal no Amazonas que, com base no embargo do instituto, determinou que os trabalhos de manutenção fossem suspensos.

Fonte: Folha de Manicoré