Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Vereadores de Manicoré visitam instalações da nova Agroindústria de Beneficiamento de Frutas

por gabrieljornalistaam@hotmail.com — publicado 26/02/2019 18h45, última modificação 26/02/2019 18h50

Vereadores na Agroindústria

Os vereadores de Manicoré, visitaram as obras das novas instalações da Agroindústria de beneficiamento de frutas, localizada ao lado da Cooperativa dos Produtores Agropecuários e Extrativistas dos Recursos Naturais de Manicoré (COPEMA), com investimento de quase 250 mil reais, a Agroindústria deve ser inaugurada no próximo mês de março.

A visita foi acompanhada pelo vereador presidente Augusto Vieira (PSD), e pelos vereadores Nelson Monteiro (PSDB), Professor Paulinho (PSDB), Alvemar Costa (DEM), Michael Breves (PODEMOS), Mário do Rosário (PR), Clovis Garcia (PC do B), Charles Meireles (MDB), Yuri Reis (PSD), Luzinei Delgado (PSC) e a vereadora Socorro Abreu (PSDB).mariza e vereadores

Os vereadores foram recepcionados pela gerente do IDAM, Mariza Lisley Jurema, e pelo representando da COPEMA, Jones Perin, Mariza Lisley Jurema que apresentaram as instalações da nova agroindústria e as conquistas que precisam para a inauguração.

Mariza Lisley Jurema, explicou que, para a assinatura do contrato de finalização da obra, que necessita de acabamento externo, entre outros detalhes. Ela destacou, ainda, a importância da parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) que também auxiliaram nos trabalhos e pediu apoio da Câmara de Manicoré para parcerias.

equipamentosNa construção das novas instalações a COPEMA financiou cerca de R$ 249.948,00 e, aproximadamente, 300 famílias agroextrativistas e 63 sócios da cooperativa devem ser favorecidas com a abertura da agroindústria que vai beneficiar o Açaí. A estimativa de produção por safra é de 400 mil latas de açaí (cada lata contém 14 quilos). A agroindústria tem capacidade de beneficiar oito toneladas de frutas, por dia. Além do Açaí, deve ser beneficiado, também, o Cupuaçu, Abacaxi e Maracujá.

vista vereadores

Mariza explicou que a maior parte do açaí que será beneficiada é proveniente do extrativismo, porém se espera o aumento do açaí cultivado, no caso o BRS Pará, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é uma Empresa Pública (Embrapa). O BRS é caracterizado por ter menor no porte, produção precoce e maior produtividade. Atualmente, existem mais de 15 hectares de plantio do açaí BRS Pará, a expectativa é que com o funcionamento da agroindústria, o cultivo seja expandido.

visita vereadores2

Os recursos para a execução do projeto são do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o Banco do Brasil.

As visitas dos vereadores são uma maneira de ouvir as demandas. O presidente da Câmara, Augusto Vieira destacou que o Poder Legislativo está disposto no que precisar e apoia o desenvolvimento de Manicoré.

visita vereadores3

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores todas as segundas e terças-feiras a partir das 08:00 (oito) horas (da manhã), e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br e na fan page www.facebook.com/camarademanicoreoficial e ouvir ao vivo pela web rádio www.manicore.am.leg.br/radio e assistir pelo canal da Câmara no Youtube www.manicore.am.leg.br/tv

Assessoria de Imprensa, com informações da ADS