Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Vice-Presidente da Câmara de Manicoré irá a Brasília na sede do ICMBio na buscar de informações sobre criação de áreas federais protegidas

por Gabriel Caetano publicado 25/02/2015 17h05, última modificação 25/02/2015 17h04

O vice-presidente da Câmara Municipal de Manicoré, vereador Anderson Ferreira (Burrin do 180) esteve na Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SDS), na manhã da última segunda-feira (23) juntamente com apoio do Deputado Estadual David Almeida, além outras instituições parceiras e agricultores do Distrito de Santo Antonio do Matupi, solicitando uma agenda Ambiental para atender os trabalhadores rurais do Distrito.

A proposta da SDS é realizar, de 30 de março a 10 de abril essa agenda Ambiental e esclarecer junto aos trabalhadores quais áreas estão permitidas para a atividade econômica, especialmente de agropecuária e manejo florestal, além de trazer à legalidade propriedades que ainda são exploradas clandestinamente.

A agenda contará com o atendimento do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e instituições estaduais e federais de assistência técnica, rural e de regularização fundiária.

A programação começou a ser desenhada na última segunda-feira, dia 23 de fevereiro, entre o corpo técnico da SDS, vereadores Anderson Ferreira e Mário Ruy Lacerda (Junhão) (PMDB) e produtores rurais do distrito de Manicoré. Além das ações de regularização de terra, está prevista a realização de palestras de esclarecimento sobre assistência técnica rural.

Para a titular da SDS, Kamila Amaral, a agenda fortalece o crescimento ordenado nessa região, que, em 2014, registrou uma queda de 50% no desmatamento. “O que nós queremos é estimular o crescimento ordenado do Estado, de forma que, onde existir agricultura e pecuária já consolidada, o Estado possa demonstrar que essas atividades podem ser desenvolvidas respeitando a legislação ambiental. Queremos ainda mostrar quais mecanismos o Governo do Amazonas oferece para que isso aconteça”, destacou a secretária, acrescentando que a regularização ambiental, por meio do CAR, é um passo importante para que os índices de desmatamento continuem baixando nas áreas consideradas críticas do ponto de vista ambiental.

Reunião - Paralelamente à agenda ambiental em Matupi, a SDS articulou um encontro com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentim, em Brasília, também em março, juntamente com o vice-presidente vereador Anderson Ferreira (Burrin do 180) provavelmente no dia 19, para debater sobre a previsão de criação de áreas federais protegidas.

Para o vereador vice-presidente, Anderson Ferreira, essa é uma agenda prioritária para trazer segurança para o setor produtivo. “Precisamos participar ativamente dessas discussões de criação de áreas protegidas para que o setor produtivo seja ouvido e possa contribuir levando a realidade local e garantindo o futuro da região”, disse.

Redução de desmatamento - Santo Antônio do Matupi é distrito do município de Manicoré e fica localizado no km 180 da BR-230 (Transamazônica). No distrito vivem aproximadamente 12 mil moradores, a maioria dedicada à produção agrícola e pastoril. Em 2014, Matupi apresentou uma redução de desmatamento acima de média estadual, chegando a 50% em relação a 2013. Em anos anteriores, Matupi já liderou a lista de distritos com maior índice de desmatamento do Estado.

Folha de Manicoré, com informações da SDS

« Abril 2018 »