Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Câmara de Manicoré conquista 1º lugar no ranking da Transparência Pública do Estado

Câmara de Manicoré conquista 1º lugar no ranking da Transparência Pública do Estado

por Gabriel Caetano publicado 21/05/2019 13h05, última modificação 21/05/2019 13h08
Câmara de Manicoré conquista 1º lugar no ranking da Transparência Pública do Estado

Câmara de Manicoré conquista 1º lugar no ranking da Transparência

A Câmara Municipal de Manicoré é a mais transparente entre as 62 Casas Legislativas do Estado do Amazonas, de acordo com auditoria realizada pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) divulgada na última segunda-feira (20) que avaliou a Transparência Ativa de todas as Câmaras e constatou que a Câmara Municipal de Manicoré está na primeira posição com nota de 58%.

Isso só foi possível com o grande empenho intensificado em 2015, e acentuado pelos Presidentes Sucessores e atualmente no Portal da Transparência passou a inserir diversas informações referentes a compras como dispensas de licitações, resultados de editais de licitações, aviso de resultado de licitações. Além disso, foram inseridos Ordem Cronológica de Pagamentos, Relatórios de Gestão Fiscal, Relatórios Resumidos de Execuções Orçamentária, Prestação de Contas Anual, Balanço Anual, dentre outros, até o momento.

Ainda com o objetivo de garantir e ampliar a transparência da gestão pública e fortalecer a participação social na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Legislativo Municipal, em menos de 6 meses, foram inseridas no site da Câmara, diversas informações que não existiam, como a frequência dos vereadores nas sessões, os canais de comunicação com a População e vereadores, perguntas frequentes da sociedade, entre outras. Além disso, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) deu maior transparência as Sessões Ordinárias, com informações das Atas, Áudios, Vídeos, além de acompanhar as indicações, requerimentos, projetos de cada vereador.

Foi implantado também, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). Neste canal qualquer pessoa física ou jurídica poderá encaminhar pedidos de acesso a qualquer informação pública produzida ou sob a guarda da Câmara Municipal de Manicoré (solicitação de informação, denúncia, fale conosco). Pode ainda, “consultar protocolo” para acompanhar o andamento dos chamados feitos.

A Câmara Municipal avançou muito na transparência, mas o nosso foco é melhorarmos ainda mais, através de informações claras, atualizadas, inteiramente disponíveis na rede, para garantirmos uma boa gestão, buscando sempre atender o interesse público.

Navegue à vontade pelo nosso site e aproveite para conhecer todos os recursos disponíveis ao cidadão.

As sessões são transmitidas todas as segundas e terças feiras a partir das 8h ao vivo pelo Youtube e pela Web Rádio do Poder Legislativo.

Confira ranking com a pontuação das câmaras:

http://mpc.am.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/2019_01_CM_RANKING-MPC-TRANSPARENCIA-CAMARAS.pdf

Assessoria de Imprensa

Gabriel Caetano

gabrieljornalistaam@hotmail.com

(97) 99903-3532

error while rendering plone.comments