Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Câmara de Manicoré muda cor do site em apoio à campanha Outubro Rosa e reforça combate ao câncer de mama

Câmara de Manicoré muda cor do site em apoio à campanha Outubro Rosa e reforça combate ao câncer de mama

por Gabriel Caetano publicado 02/10/2019 18h19, última modificação 02/10/2019 18h19
Câmara de Manicoré muda cor do site em apoio à campanha Outubro Rosa e reforça combate ao câncer de mama

Campanha contra Câncer de Mama

O mês de outubro chega e com ele a conscientização sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença diagnosticada em mais de 59.700 brasileiras em 2018. Para alertar as mulheres sobre os sintomas da doença, como prevenir e combatê-la, a Câmara de Manicoré apoia a campanha Outubro Rosa, alterando a cor do site. Também foi mudada a cor da página no Facebook.

Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), é o câncer de mama o quinto tipo de tumor mais letal no mundo, totalizando mais de 627 mil mortes no ano passado – o que representa 6,6% do total de óbitos por todos os tipos da doença. A pesquisa também aponta que uma a cada quatro mulheres com câncer diagnosticado têm o de mama, representando 24,2% do total de casos da doença no mundo.

Exame de mamas

No Brasil, a incidência da doença é maior na população com faixa etária a partir dos 40 anos. Abaixo dessa idade, as ocorrências são menores é menor, bem como sua mortalidade, no entanto, conforme explica Ísis, muitas práticas que podem contribuir para o desenvolvimento de tumores de mama são adotadas já na adolescência e tudo em nome de uma política de usar o corpo feminino como objeto. 

Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres

Segundo pesquisas, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Os tumores da região também acometem homens, porém são raros, representando apenas 1% do total de casos diagnosticados.

Existem vários tipos de nódulos mamários. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria tem bom prognóstico.

Conforme especialistas, 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas boas práticas, como realização de atividades físicas regularmente, alimentação saudável e evitando o sobrepeso corporal e o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data, hoje difundida em diversos países, é pautada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

No Brasil, a primeira iniciativa partiu de um grupo de mulheres, em 2002.

 

Assessoria de Imprensa

Gabriel Caetano

gabrieljornalistaam@hotmail.com

error while rendering plone.comments