Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Cultura indígena do rio Mataurá é exposta em livro apresentada na Câmara de Manicoré

por Gabriel Caetano publicado 16/04/2018 20h35, última modificação 09/08/2018 18h14

Maria de Jesus

A cultura indígena do povo mura que fica no rio Mataurá, localizada na parte de baixo do Município, reunida no livro “Contos e Poesias”, é resultado de uma pesquisa feita pela senhora Maria de Jesus, graduada em pedagogia pela universidade do estado do Amazonas (UEA) foi apresentada durante a sessão ordinária desta segunda-feira (16) para todos os vereadores.

Maria de Jesus fez questão de participar da sessão e expor seu primeiro livro, “isso era um sonho que es está se realizando, sou da etnia mundurucu e eu gostaria muito que meu livro fosse lançado no calendário escolar, para a futura geração que não conhece a história indígena”, disse a pedagoga.

Os parlamentares parabenizaram a disposição e dedicação de Maria, que apesar das dificuldades lança seu livro do povo indígena da zona rural do município.

De acordo com o vereador Helton Paes (PT) que representa os povos indígenas na Câmara, “parabenizo a senhora Maria pela coragem e persistência, pois a mesma é uma das fundadoras do município de Manicoré, porque não é fácil para o poder público a questão da educação escolar indígenas, onde a comunidade tem uma parcela de contribuição muito grande na questão de contribuição e aplicação das aulas. Maria se formou em 2016 e vejo como uma grande batalhadora e foi a primeira escritora dos povos indígenas”, finalizou Helton.

O lançamento do livro “Contos e Poesias” será no dia do Índio  (19) na praça da Bandeira.

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores todas as segundas e terças-feiras a partir das 08:00 (oito) horas (da manhã), e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br e na fan page www.facebook.com/camarademanicoreoficial