Terminal hidroviário desativado causa prejuízos à população de Manicoré
O vereador Yuri Reis (PSD), esteve realizando uma visita ao terminal hidroviário Waldomiro Gomes, que foi, inclusive, solicitado pelo deputado federal Sidney Leite, a realizar levantamento de informações da obra paralisada e cobrar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em Brasília o retorno das atividades portuárias.
O terminal hidroviário é Fruto de convênio firmado entre Dnit e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a obra custou 10,7 milhões, mesmo antes da sua inauguração, o terminal apresentou diversos problemas, sendo adiada várias vezes a sua inauguração. Hoje o terminal encontra-se desativado a mais de um ano, causando prejuízos à população.
Yuri esteve no local e verificou a existência de uma cratera abaixo da rampa de concreto que dá acesso ao local de desembarque de passageiros e cargas. A cratera pode ter se formado pela má drenagem da água, segundo informações, há pequenas nascentes na rampa do terminal. A estrutura metálica teve que ser removida e encontra-se em cima da balsa do terminal para a construção de dois pilares de concreto.
O parlamentar apresentou as fotos do terminal hidroviário na sessão ordinária da última terça-feira (12) e disse que fará um manifesto assinado por todos os vereadores e encaminhar ao Dnit.
Porto Antigo
Com a interdição do terminal hidroviário Waldomiro Gomes, todo serviço de embarque e desembarque de passageiros e cargas foram transferidas para o Antigo Porto, localizado na praça da Bandeira. Devido a rampa de concreto ter uma inclinação muito acentuada, carros e caminhões estacionam na ladeira e ficam à mercê da sorte, diversas vezes caminhões e carros desgovernados se envolveram em acidentes, em um desses, uma mulher foi esmagada por um caminhão desgovernado.
Prejuízos
A ideia do novo terminal portuário com o advento do fim da precariedade do Antigo Porto, facilitaria o desembarque de materiais consumidos e o escoamento da produção agrícola da zona rural, fazendo de Manicoré a ‘ponte portuária’ de suas mercadorias entre as capitais Manaus e Porto Velho, que são os maiores consumidores da produção local, principalmente de hortifrutigranjeiros e frios.
Estrutura
O terminal hidroviário é composto de uma ponte em estrutura metálica com 20 metros de comprimento; duas pontes metálicas com 45 metros cada uma, construídas em chapas de aço carbono com passarelas para pedestres, sendo que delas com flap móvel para acompanhar a subida e a descida do rio. Entre as duas pontes principais foi construído um flutuante de apoio com seção retangular medindo 19 metros de comprimento por 6m de boca e 2m de pontal, além de dois blocos de apoio de concreto entre a ponte e uma passarela.
Recursos
A execução das obras de reforma em toda estrutura para a retomada das atividades do terminal Waldomiro Gomes, tiveram início no dia 10 de dezembro de 2018 e seu termino está marcado até o dia 4 de dezembro de 2019, e está orçada em quase 9 milhões.
Pesquise e confira os Vídeos, Áudios e o resumo da sessão em https://sapl.manicore.am.leg.br/sessao/18
A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores todas as segundas e terças-feiras a partir das 08:00 (oito) horas (da manhã), e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br e na fan page www.facebook.com/camarademanicoreoficial e ouvir ao vivo pela web rádio www.manicore.am.leg.br/radio e assistir pelo canal da Câmara no Youtube www.manicore.am.leg.br/tv
Assessoria de Imprensa
gabrieljornalistaam@hotmail.com
(97) 99903-3532